3 de abril de 2007


[vista parcial da torre da Tate Galery em Londres. Foto de minha autoria]


"Vem por aqui" - dizem-me alguns com os olhos doces, estendendo-me os braços, e seguros de que seria bom que eu os ouvisse. Quando me dizem: "vem por aqui"! Eu olho-os com olhos lassos, (há nos meus olhos, ironias e cansaços)

e cruzo os braços,

e nunca vou por ali...

A minha glória é esta: criar desumanidade! Não acompanhar ninguém. Que eu vivo com o mesmo sem-vontade com que rasguei o ventre a minha Mãe.

Não, não vou por aí!

Só vou por onde me levam meus próprios passos...

Se ao que busco saber nenhum de vós responde, por que me repetis: "vem por aqui"? Prefiro escorregar nos becos lamacentos, redemoinhar aos ventos, como farrapos, arrastar os pés sangrentos, a ir por aí...

Se vim ao Mundo, foi só para desflorar florestas virgens, e desenhar meus próprios pés na areia inexplorada! mais que faço não vale nada.

Como, pois, sereis vós que me dareis impulsos, ferramentas e coragem para eu derrubar os meus obstáculos?... Corre, nas vossas veias, sangue velho dos avós, e vós amais o que é fácil!

Eu amo o Longe e a Miragem,

amo os abismos, as torrentes, os desertos...

Ide!

Tendes estradas, tendes jardins, tendes canteiros, tendes pátrias, tendes tectos, e tendes regras, e tratados, e filósofos, e sábios. Eu tenho a minha Loucura! Levanto-a como um facho a arder na noite escura, e sinto espuma, e sangue e cânticos nos lábios...

Deus e o Diabo é que me guiam,

mais ninguém!

Todos tiveram Pai, todos tiveram Mãe; mas eu, que nunca princípio nem acabo, nasci do amor que há entre Deus e o Diabo.

Ah, que ninguém me dê piedosas intenções! Ninguém me peça definições! Ninguém me diga: "vem por aqui"! A minha vida é um vendaval que se alevantou. É um átomo a mais que se animou...

Não sei por onde vou,

não sei para onde vou,

Sei que não vou por aí!

José Régio

5 comentários:

Anónimo disse...

O texto que aqui nos traz tem tanta força que quase nos derruba!
Estou sem palavras...

Durante a nossa vida deparamo-nos (uns mais que outros) com várias encruzilhadas e, na maioria das vezes, pelos mais variados motivos, não sabemos que caminho seguir. Talvez porque, à primeira vista, parecem todos tão atraentes, ou até porque não queremos, de todo, decidir. E preferimos manter-nos no marasmo da indefinição.

Curiosamente, no meio dessas incertezas nasce uma certeza: a certeza de que por "aquele" caminho que não seguiremos.
Porque será?

Anónimo disse...

"Não sei por onde vou,
Não sei para onde vou,
Sei que não vou por aí!" :)!

É realmente muito mais fácil saber aquilo que não queremos ...:), essa certeza vem não sei de onde, mas bate-nos forte, é uma CERTEZA... quanto ao que queremos...isso...será um dos mil caminhos que se desenham à nossa frente, saber que rumo tomar... essa é a parte difícil... como decidir, eis a incógnita que cada um de nós tem que descobrir...
...:)

MBSilva disse...

Fotos não consigo deixar de comentar! :P
Principalmente quando são como esta com que nos presenteia.

Bela foto, sim senhor!
Aliás, não me surpreende nada porque quando se dedica a esse "hobbie" os resultados são sempre excelentes!

Uma pequena provocação... um ligeiro milimetro à esquerda e, aí sim, excepcional! ;)

[Venham mais, para poder aprender (mais)!]

Anónimo disse...

A primeira coisa que me veio à memória ao ler este seu postal foi uma poema que li há uns meses atrás.
De seu título: O Sonho DE Sebastião da Gama.

«PELO SONHO É QUE VAMOS,
Comovidos e mudos.
Chegamos? Não chegamos?
Haja ou não frutos,
Pelo Sonho é que vamos.

Basta a fé no que temos.
Basta a esperança naquilo
Que talvez não teremos.
Basta que a alma demos,
Com a mesma alegria, ao que é do dia-a-dia.

Chegamos? Não chegamos?

-Partimos. Vamos. Somos»

Anónimo disse...

Para quem não sabe por onde vai, nem para onde vai, falaram-me de um sítio especial... Pasárgada, conhece?!?!
Dizem que é um lugar simplesmente único!
Qualquer pessoa pode ir lá e chegar lá até é fácil!

Consta que "fica para lá do horizonte, mas ainda dentro do pensamento", onde a existência é uma aventura e que tem tudo!
Com sorte pode tornar-se amigo do rei! :)