14 de janeiro de 2006

Segundo parte da notícia do DN (trascrita aqui), foi a PT que forneceu ao MP mais informação do que a que havia sido pedida.
Se não foi o MP que fez uma utilização indevida, ou procurou encontrar o que não interessava ser encontrado, que culpa terá o PGR ou o MP? Porque mais uma vez se manda para a berlinda quem culpa alguma tem e não se perseguem os verdadeiros culpados?
Muito simples, não interessa. O que importa é discutir estupida, cega e ignorantemente, de forma pouco ou nada séria.
Exemplo: é absolutamente errado dizer-se que foi o MP que fez aproveitamento indevido de uma determinada escuta (como em tempos Miguel Sousa Tavares fazia na TVI). Que foi por causa do MP que as escutas do PR foram conhecidas. É falso!
Toda e qualquer escuta é ordenada pelo JIC (Juíz de Instrução) e é esse mesmo JIC o primeiro a ouví-las, a seleccionar a matéria que interessa e a ordenar a sua transcrição... O MP limita-se a usar o que o JIC lhe permite que use. Se esse facto foi conhecido, culpa haverá do JIC que não ordenou a destruição da parte que não interessava, ou se a ordenou não se certificou da sua efectiva destruição.
Não sou muito crente em cabalas, pero que las hay, las hay...
É altura de se começar a trazer alguma seriedade a este tipo de discussão.
Ainda sobre este assunto, um excelente Post.

4 comentários:

Anónimo disse...

O problema que se levanta é que nada disso - i.e., essas explicações - é merecedor de destaque na 1ª página! Não vendem jornais! E é isso que mais importa para alguns...

Para quem tem formação jurídica facilmente entende e concorda com o seu post. Até mesmo o Sr. PR! Mas e o sr. Zé Povinho? Alimenta-se daquilo que lhe dão e não há quem ponha um ponto final nisto!!
Há muito que tentam "fazer a cama" ao Sr. PGR. Toda a gente sabe.
Pergunto, até que ponto não estará o Sr. PGR a contribuir para a sua própria "desgraça"? Limitando-se a (simplesmente)desmentir as notícias publicadas?
Melhor do que ningém saberá explicar como funcionam as coisas!!!!!

JTR disse...

Concordo em absoluto com o que disse, Geminis. Agradeço a participação.
Quanto ao Sr. PGR embora concorde com grande parte do que diz, se não mesmo tudo, o problema é que já chegamos ao ponto de que mesmo as explicações que o Sr. PGR dá, não servem, não se lhes dá importância ou por e simplesmente são ignoradas.
Parece-me que mais do que não saber explicar, o Sr. PGR, não perceberá, ou se o faz, fá-lo por vezes tarde de mais, o alcance concreto que poderão ter determinados casos.
Infelizmente, o problema está precisamente no que diz, que ao Zé Povinho aceita de barato e embarca no que lhe serve a comunicação social. Mais grave é quando pessoas com responsabilidades, conhecimentos e competência para por termo à confusão, exclarecendo convenientemente a população, embarca na vox populis, ou por ser a única forma de ser ouvido, ou por receio em combater, com seriedade, o que por aí se diz.

Anónimo disse...

Ora aí está a grande questão!
Tudo o que se fizer agora, será TARDE DEMAIS!!!
Restará, talvez, deixar o Sr. PGR terminar (silenciosamente) o seu mandato... E esperar que o estado actual das coisas mude!

(Aqui entre nós, com o que se tem visto na campanha eleitoral para PR (!!!!), tenho - infelizmente - sérias dúvidas de que tal "milagre" venha a acontecer)

JTR disse...

Também não creio em milagres desses.