25 de janeiro de 2007

Dia de Amigos

Hoje, em São Miguel (e tanto quanto julgo saber, apenas em São Miguel), comemora-se o "Dia de Amigos". Desconheço, apesar de ter procurado, a origem de tal comemoração (se é que tem de haver alguma explicação...). Os motivos, parecem-me óbvios e mais que legítimos, o puro convívio entre, claro está, amigos.

Julgo, no entanto, que as modernices terão levado ao desvirtuar da essência do ser do "Dia de Amigos", pois que raro é o jantar que não tenha, no cardápio e sobre-a-mesa, uma Streap Teaser no desempenho da da sua arte.

Para a semana, será a vez do convívio das amigas, sem homens à mistura, à excepção, claro está, do artista sobre a mesa.

Caros AMIGOS, um bom nosso dia!

3 comentários:

Anónimo disse...

...Ora a ver se consigo contribuir para algum (pouco) esclarecimento da situação: como de certo saberá o Carnaval está aí à porta!

Assim, nos Açores (não apenas em S. Miguel, aliás a Terceira é também sobejamente conhecida por estes festejos), algumas semanas antes do Carnaval (e a contar de Terça Feira de Carnaval, para trás) em cada semana (todas as 5ªs feiras, e sempre às 5ªs feiras) começam os preparativos para o Carnaval.

Desta feita, a abertura desta época é marcada pelo Dia de Amigos, na semana seguinte, o Dia de Amigas, seguido do Dia de Compadres e, finalmente o Dia de Comadres!

Resumindo, nada mais é do que o alargar da época Carnavalesca, sendo que por esta altura têm também inicio os chamados “Assaltos de Carnaval”, isto é, pequenas festas e bailes (de máscaras ou não, uns privados e outros já em clubes) que antecedem o grande baile que se realiza na noite de segunda para terça de Carnaval!

Por fim, as festas têm o seu encerramento marcado na grande Batalha das Limas.

Quanto à eventual participação de um/a “Streap Teaser”, ou outro/a, nestes jantares e festejos, não esqueça que o Carnaval é também associado como tendo origem no tempo de Baco, Deus do Vinho, e dos seus bacanais…por tal não será de estranhar, que marcando o Dia dos Amigos o inicio destas festividades, assim o seja!

Anónimo disse...

'Hoje, em São Miguel (e tanto quanto julgo saber, apenas em São Miguel)'

Se te dizes açoreano devias-te informar melhor. Os Açores são 9 ilhas e S. Miguel não é a única com tradições. Um começo de muito mau gosto.

Anónimo disse...

Não é só S. Miguel.
Pelo menos na Terceira, esses festejos são de tal ordem que no Dia das Amigas não há mulheres nas ruas. Estão todas a festejar... umas com as outras, enquanto os homens ficam em casa ;)