5 de setembro de 2006

Guernica

[Guernica é um painel pintado por Pablo Picasso em 1937 por ocasião da Exposição Internacional de Paris. Foi exposto no pavilhão da República Espanhola. Medindo 350 X 782 cm, esta tela pintada a óleo representa o bombardeio sofrido pela cidade espanhola de Guernica em 26 de abril de 1937 por bombardeiros alemães. Actualmente está no Centro Nacional de Arte Rainha Sofia, em Madrid.]

É, talvez, a primeira obra de arte de que tenho memória conhecer, o seu nome, o seu autor e o que representa. Não a conheço pessoalmente, mas recordo-me de que me ficou marcada na memória desde o primeiro momento que a vi, e já lá vão uns anos valentes.
Quem me a apresentou foi o meu pai, lembro-me disso. Tenho pena de não recordar as circunstâncias em que tal aconteceu.

3 comentários:

MBSilva disse...

Acho que o mesmo se passou comigo! :) Mas recordo-me que foi por causa da disciplina de história... Creio.

Anónimo disse...

Eu já o vi..foi em Dezembro de 2004 em Madrid. É rectangular, estreito e comprido (maior do que eu pensava..)
Lembro-me que tentem memoriza-lo ao máximo. O mais impressionante ao vivo é tu puderes analisar cada figura e tentares perceber o que ela representa...

JTR disse...

Deve ser "assustador". Criaste-me água na boca, caro amigo. Acho que quem lá vai este Dezembro sou eu...
Um grande abraço.
P.s.: ainda aguardo as fotos do teu inter-rail.